GALUNION – Consultoria em Foodservice

7 dicas para atrair clientes para restaurantes e redes em 2018

O setor de alimentação fora do lar é um dos que mais crescem no mercado. Mesmo com a crise, a constante demanda faz com que o segmento apresente índices positivos. No entanto, os dados não devem ser um motivo para pausar a busca por inovação. Neste texto, reunimos 7 dicas para atrair clientes para restaurantes e redes em 2018, aumentar as vendas e se destacar no cenário competitivo do foodservice. Trazemos as últimas tendências, conceitos de fora e insights modernos, para que seu negócio continue crescendo.

Jornada sem atrito

Já parou para avaliar a jornada que o consumidor enfrenta até concluir um pedido no seu estabelecimento? Este é o primeiro passo para aperfeiçoar o seu serviço e, consequentemente, fidelizar seu público, além de conquistar novos consumidores.

É necessário olhar de maneira crítica todos os processos envolvidos. Nessa hora, algumas perguntas-chave são essenciais para descobrir o desempenho do serviço:

  • É fácil realizar uma compra no seu ponto de venda?
  • O cliente fica confuso ao olhar cardápio ou o menuboard?
  • Ele precisa enfrentar filas para pagar?
  • O que pode ser simplificado?


A rede americana Sweetgreen, por exemplo, já aboliu a movimentação de dinheiro em suas unidades e os pagamentos são feitos ou por aplicativo ou cartão de crédito. Assim, o atendimento é mais rápido, seguro e não há perda de tempo na hora de fechar o caixa, deixando mais fácil a vida da equipe.

Omnichannel 

Estar presente em diversos canais de venda é um fator que facilita a decisão de compra para o cliente. Mas, além disso, é preciso pensar em como integrar todas essas plataformas para garantir uma experiência positiva.

Quem atua no foodservice deve pensar na questão de vendas integradas e estar presente em todos os canais. Não importa se o consumidor pede pelo iFood ou pelo Uber Eats, ele precisa ter a mesma experiência positiva, independente do canal de compra.

Um caso interessante de como integrar canais de venda é o Amazon Go. Com sua tecnologia sofisticada e minuciosa, ele permite que o consumidor chegue no mercado, pegue suas compras e saia, sem perder tempo com filas de pagamento. Só é preciso baixar um aplicativo, ter uma conta na Amazon e ir até a loja, que a tecnologia identifica os produtos escolhidos e os colocam no carrinho virtual. Casos como esse devem ser estudados para serem aplicados no foodservice com o intuito de facilitar os processos e aumentar a praticidade.

Grab n’ go

O grab n’ go é um modelo de autoatendimento em que a conveniência é palavra de ordem. Basicamente, o consumidor chega, escolhe seu produto, paga e depois consome, no local ou onde preferir. Para isso, a disposição da oferta deve ser simples e eficiente, para garantir, inclusive, economia nos processos.

Existem muitos casos de sucesso no exterior. Destacamos aqui, além da Amazon Go, a Foodease Chicago.  O estabelecimento é uma mistura de conceitos: tem características de um restaurante e de um minimercado, e oferece um grab n’ go primoroso. Também faz um trabalho fantástico de gestão e ampliação da oferta, gerando diferentes experiências ao consumidor para todos os diferentes momentos de consumo do dia.

Experiência

Hoje o consumidor se mostra ainda mais exigente. Além de buscar uma jornada sem atrito, com praticidade e produtos de qualidade, ele prefere estabelecimentos com diferenciais. O ponto em destaque pode estar no conceito, no cardápio, na decoração e até mesmo no atendimento.

A Starbucks, por exemplo, é conhecida por ter atendimento personalizado e humanizado, em que cada pedido não é encarado “como mais um café”, mas sim como “o café daquela pessoa”. Entretanto essa não é a única inspiração de atendimento diferenciado. O Mendocino Farms, um sandwich market de São Francisco que conta com 23 unidades, tem em seu conceito tratar cada cliente como família. Em cada loja, os funcionários constroem um relacionamento com as pessoas, chamando-as pelo nome e atendendo com muita veracidade. Serve como inspiração.

O poder da marca

Em um mundo dinâmico, com informações vindo de todos os lados e, principalmente, em um mercado competitivo como o foodservice, marcas precisam se destacar e buscar maneiras de serem lembradas. Para fidelizar clientes, o poder de marcas fortes deve ser analisado, replicado e até mesmo inovado.

A Delicari, por exemplo, teve o cuidado de trabalhar a responsabilidade e transparência em sua marca. Essas ideias estão estampadas em cada etapa da jornada de compra: desde a comunicação, até a decoração da loja, composição dos produtos e a embalagem.

Gestão estratégica do menu

Outra dica para atrair clientes para restaurantes é parar de enxergar o cardápio como uma simples lista de produtos, sabendo efetivamente o que mais encanta e atrai o seu público, o que mais gera lucro e valorizar essas informações estrategicamente no menu. É preciso limpar e renovar a sua oferta, além de mostrar o melhor lado dela e, principalmente, saber comunicar o que é vendido no estabelecimento, que pode ser mais que um prato, e sim uma sensação.

A PF Chang´s, uma rede internacional de restaurantes de culinária asiática, sabe como fazer isso! Para despertar vontade no público, a marca escolhe cuidadosamente cada palavra que descreve seus pratos. Essa é uma boa estratégia, afinal, o uso de adjetivos faz com que os produtos sejam 27% mais vendidos pelos clientes. Os consumidores também estão dispostos a pagar 10% mais por eles. Os dados são da Food Lab da Cornell University.

Precificação Dinâmica

Por fim, uma das principais dicas para atrair clientes para restaurante é usar preços diferentes dependendo do período ou do dia da semana. Com essa estratégia, é possível movimentar dias que não costumam ser interessantes. Mas a precificação deve ser baseada no valor gerado e não simplesmente no mercado, na concorrência ou na soma de seus custos com a margem de lucro.

O conceito é bastante usado pelo Bob Bob Ricard, na Inglaterra. Nos dias de pico é cobrado o preço total pelas ofertas. Aos domingos há 15% de desconto, e às segundas-feiras, no almoço, 25%.

O que você pode fazer hoje para atrair mais clientes?

Esperamos que essas dicas de como atrair clientes para restaurantes sejam úteis para o seu negócio.