A importância do uso de benchmarks para o seu negócio.
Todo mundo conhece aquele velho ditado “a grama do vizinho é sempre mais verde”. Muitas vezes realmente é, mas mesmo quando não for, podemos encontrar nisso uma oportunidade: e se parássemos de olhar à distância e fôssemos conversar com o tal vizinho? E se observássemos sua rotina, a maneira como utiliza o cortador, qual o tipo do seu adubo? E se modificássemos a maneira como cuidamos da nossa própria grama?
Agora imagine que ao seu redor o número de vizinhos não para de crescer, e com um ritmo cada vez mais acelerado! Alguns com grandes jardins, outros com poucas e secas mudas de flores. Muito mais do que uma mera comparação, devemos entender o que podemos aprender com cada um deles. Como utilizar os erros e acertos alheios para melhorar, investir e crescer?
É isso que devemos nos questionar quando adotamos o método de pesquisa de benchmarks no mercado de Foodservice.
Essa prática já sedimentada há anos na Galunion pode fazer toda a diferença na hora de revitalizar o seu negócio. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o método, selecionamos 3 passos primordiais a seguir:
- Observar
Parece simples, mas não é. Experimente passar algumas horas observando o seu próprio negócio. Haja como um cliente, olhe para seu estabelecimento como se fosse a primeira vez que entrasse pela porta, seja curioso, preste atenção nos detalhes. Perceba como está a entrada, se é convidativa, se há sinalização clara. Depois entre e veja como é recebido, tanto pelo staff, quanto pelos outros clientes. Escolha o que vai comer e tome notas sobre o seu próprio menu, o tempo de espera, a entrega final. Faça esse exercício minucioso percorrendo todo percurso que um cliente comum faria. Agora repita esse procedimento em pelo menos três outros estabelecimentos: em concorrentes, inspirações (benchmarks) e até mesmo em conceitos de outras segmentações. Não se esqueça de anotar os pontos positivos e negativos! Faça também pesquisas online e encontre estabelecimentos inspiradores em outros países. Veja o que estão fazendo de diferente daqui e como isso trouxe resultados.
- Entender
Com toda a informação coletada, é preciso agora refletir e entender as semelhanças e diferenças, as oportunidades, os perigos e as falhas. Veja o que mais gostou de cada ponto analisado, desde a decoração até a apresentação do prato, os utensílios, o fluxo da loja, o serviço. E o que menos gostou? Pergunte-se o porquê. Seja perspicaz e analise onde pode ser implantada uma nova tecnologia, ou uma nova abordagem! Aproveite também para entender se as falhas que apontou nos outros conceitos também estão presentes no seu. Pode ser uma grande oportunidade de mudança no mercado. Por último, tente utilizar os dados coletados para identificar se há alguma nova tendência surgindo, compare essas informações com os principais sites de trends do Foodservice mundial. Você pode ser pioneiro!
- Adaptar
Por fim, é preciso voltar o olhar para dentro. Após toda a pesquisa e observação cautelosa, a compreensão e análise, o que pode e deve ser implementado? Muitas vezes ficamos com tanto anseio de mudar e inovar, que esquecemos de adaptar novas tecnologias, tendências e inovações para a realidade do nosso próprio negócio. Talvez nosso público ainda não esteja pronto para as mudanças, talvez nosso staff seja resistente a elas, ou não se encaixam com o perfil do nosso conceito, ou não há capital para o investimento… as possibilidades não inúmeras. O importante é dedicar tempo para essa etapa do processo e adaptar tudo aquilo que queremos implementar. Dessa forma garantimos o equilíbrio do negócio e diminuímos as chances de falhas.
Como dissemos, a grama do vizinho muitas vezes pode até ser mais verde, mas está em nossas mãos enxergar isso como oportunidade. Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos te ajudar no processo de pesquisa de benchmarks. Nossa equipe especializada facilita seu entendimento e aponta o caminho do sucesso com felicidade.