Anuga Select Brazil 2024: os destaques e insights desta edição
A edição de 2024 da Anuga Select Brazil aconteceu na última semana e a GALUNION esteve lá para trazer a melhor curadoria de conteúdo do evento para você com os destaques da feira!
Antes chamada de Anufood Brazil, essa é uma das importantes feiras de Alimentos & Bebidas das Américas e uma vitrine para o varejo, foodservice e hotelaria, além de lançamentos de produtos nacionais e internacionais. Também é o local ideal para encontro entre fornecedores e operadores com espaço para networking e rodadas de negócios.
Então, vem conferir os principais insights desta edição identificados pela GALUNION, para aplicá-los no seu negócio!
![destaques_anuga_brazil_2024_banner](https://www.galunion.com.br/wp-content/uploads/2024/04/banner_anuga-2024.jpg)
São Paulo (SP), abril de 2024 – Assim como no artigo de blog sobre a edição de 2023, também analisamos os insights deste ano através dos produtos que foram expostos e das palestras ministradas.
Em relação aos produtos, identificamos 5 insights principais que podem indicar o que o mercado está valorizando no momento. Mas queremos lembrar que os exemplos citados em cada um dos tópicos a seguir não necessariamente comunicam apenas um insight, podendo abranger 2 ou mais atributos que listamos aqui ao mesmo tempo. Afinal, muitas marcas combinam várias tendências em um só produto.
Com isso em mente, descubra agora quais são os 5 insights que selecionamos!
1. Todos os caminhos levam à saudabilidade
Desde o primeiro momento que entramos na Anuga, uma das primeiras coisas que notamos facilmente foi a comunicação muito clara de produtos saudáveis, tanto nos estandes quanto em banners espalhados pelos corredores da feira.
Aqui, a saudabilidade pode ter diversas formas de se manifestar: produtos 100% naturais e orgânicos; produtos funcionais (ou seja, nutritivos e que possuem alguma ação específica em nosso organismo); produtos que promovem saúde e bem-estar mental; e produtos para pessoas com restrições alimentares ligadas alergias ou intolerâncias.
![destaques_anuga_brazil_2024](https://www.galunion.com.br/wp-content/uploads/2024/04/destaques_anuga_brazil_2024-1-768x506.jpg)
![destaques_anuga_brazil_2024_2](https://www.galunion.com.br/wp-content/uploads/2024/04/destaques_anuga_brazil_2024_2-768x506.jpg)
![destaques_anuga_brazil_2024_3](https://www.galunion.com.br/wp-content/uploads/2024/04/destaques_anuga_brazil_2024_3-1-768x506.jpg)
![destaques_anuga_brazil_2024_4](https://www.galunion.com.br/wp-content/uploads/2024/04/destaques_anuga_brazil_2024_4-768x506.jpg)
![destaques_anuga_brazil_2024_5](https://www.galunion.com.br/wp-content/uploads/2024/04/destaques_anuga_brazil_2024_5-768x506.jpg)
![destaques_anuga_brazil_2024_6](https://www.galunion.com.br/wp-content/uploads/2024/04/destaques_anuga_brazil_2024_6-768x506.jpg)
2. Valorização de insumos brasileiros
No ano passado, também observamos vários produtos com esse apelo, mas essa tendência se intensificou ainda mais este ano. É cada vez mais comum vermos alimentos e bebidas que são feitos com ingredientes típicos brasileiros e, principalmente, originários de algumas regiões específicas – como a região amazônica, sendo a que mais se destacou nesse aspecto.
Dentre os ingredientes que mais vimos, podemos mencionar jambu, jaca, baru, pequi e castanhas de um modo geral, porém dois ingredientes realmente se destacaram por aparecerem em diversos estandes e de formas variadas: amendoim e mel.
O amendoim, sem dúvidas, vem ganhando maior visibilidade no mercado. Desde snacks à base de amendoim, como os da marca Mindú, até um estande bem espaçoso da marca Guimarães, apenas com produtos à base desse ingrediente, o amendoim também foi pauta na palestra da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas).
Segundo a ABICAB, o setor de amendoim cresce a cada ano – principalmente para exportação -, mas o alimento também vem ganhando presença no dia a dia dos brasileiros, sendo associado cada vez mais ao estilo de vida saudável.
Já o mel apareceu em diversos estandes, mas um que nos chamou bastante a atenção foi o da Meltech. A empresa apresentou três tipos de produtos: a Cajuíra (um melado de caju), a Yra (hidromel de sabor mais intenso pela presença de própolis na composição) e a Ka’auy – Elixir do Sono – (kombucha que promove bem-estar e pode ficar até 12 meses sem refrigeração).
![destaques_anuga_brazil_2024_7](https://www.galunion.com.br/wp-content/uploads/2024/04/destaques_anuga_brazil_2024_7-768x506.jpg)
![destaques_anuga_brazil_2024_8](https://www.galunion.com.br/wp-content/uploads/2024/04/destaques_anuga_brazil_2024_8-768x506.jpg)
![destaques_anuga_brazil_2024_9](https://www.galunion.com.br/wp-content/uploads/2024/04/destaques_anuga_brazil_2024_9-768x506.jpg)
![destaques_anuga_brazil_2024_10](https://www.galunion.com.br/wp-content/uploads/2024/04/destaques_anuga_brazil_2024_10-768x506.jpg)
Outras marcas citadas:
3. Conveniência
A conveniência é um insight bastante presente nas últimas edições também e se apresenta, agora, com ainda mais produtos e possibilidades no mercado, tanto de bebidas quanto de alimentos.
Uma das marcas que se destacaram nesse tema foi a Mexidona de refeições desidratadas naturais e saudáveis no Brasil. Ela oferece sopas, cremes e risotos que ficam prontos em até 20 minutos e shots matinais que combinam superfoods. Além disso, todos os produtos são feitos com ingredientes 100% naturais, sem glúten, leite, glutamato, sal e sem conservantes; e as embalagens são biodegradáveis e recicláveis.
A Quiridin, marca de quindins 100% naturais, também se sobressai por oferecer um produto super prático em embalagens de tamahos diversos, com diversificação de sabores, que pode ser até consumido saindo diretamente do congelador.
E ainda na categoria de alimentos, a Liv Up – marca de comidas congeladas e saudáveis – traz uma novidade: um serviço de assinatura de refeições congeladas e pensadas especificamente para colaboradores de empresas.
Já na categoria de bebidas, também observamos grande quantidade de bebidas elaboradas prontas e semi-prontas, alcoólicas e não alcoólicas. A Bizzi é uma marca que nos chamou a atenção nesse sentido, oferecendo água com gás saborizada com suco de fruta, feita com ingredientes naturais, sem aditivos e sem adição de açúcares. A comunicação, inclusive, utiliza o termo “água com gás” ao invés de “drink”, criando um apelo ainda mais natural e saudável para o produto.
![destaques_anuga_brazil_2024_11](https://www.galunion.com.br/wp-content/uploads/2024/04/destaques_anuga_brazil_2024_11-768x506.jpg)
![destaques_anuga_brazil_2024_12](https://www.galunion.com.br/wp-content/uploads/2024/04/destaques_anuga_brazil_2024_12-768x506.jpg)
![destaques_anuga_brazil_2024_13](https://www.galunion.com.br/wp-content/uploads/2024/04/destaques_anuga_brazil_2024_13-768x506.jpg)
![destaques_anuga_brazil_2024_14](https://www.galunion.com.br/wp-content/uploads/2024/04/destaques_anuga_brazil_2024_14-768x506.jpg)
![destaques_anuga_brazil_2024_15](https://www.galunion.com.br/wp-content/uploads/2024/04/destaques_anuga_brazil_2024_15-768x506.jpg)
Outras marcas citadas:
4. Novos sabores
Neste insight, categorizamos aqueles produtos que são feitos com ingredientes bem diferentes e incomuns, provocando a experimentação e a descoberta, ou mesmo que propõem o uso de um ingrediente já reconhecido, mas de forma inusitada.
Aqui, podem entrar tanto os ingredientes típicos e originários que já comentamos, como jambu e pequi, quanto outros ingredientes, como o alho negro (Alho Negro do Sítio) – que ativa o sabor umami.
Mas um produto que realmente nos deixou surpresos foi a cerveja artesanal de palmito do Vale do Ribeira da Palmitolândia, que você confere logo abaixo:
![destaques_anuga_brazil_2024_16](https://www.galunion.com.br/wp-content/uploads/2024/04/destaques_anuga_brazil_2024_16-768x506.jpg)
![destaques_anuga_brazil_2024_17](https://www.galunion.com.br/wp-content/uploads/2024/04/destaques_anuga_brazil_2024_17-768x506.jpg)
5. Sustentabilidade
E por último, decidimos deixar o insight de Sustentabilidade porque, sem dúvidas, foi o mais presente de todos.
Esse assunto tomou conta da Anuga Select Brazil tanto nos estandes quanto nas palestras, reforçando o quanto esse tema ainda precisa de visibilidade e investimento.
Em produtos, essa pauta fica muito mais clara este ano. O Café Apuí, por exemplo, oferece um café amazônico, sustentável, orgânico, familiar e restaurativo. A marca atua em áreas que já estavam degradadas e recupera a floresta, além de também utilizar o sistema de agroflorestas, em que plantam espécies nativas da floresta com o cultivo de café.
Outra marca que vimos foi a Bio Carnes, cuja missão é disponibilizar produtos com baixo impacto ambiental, promovendo o bem-estar animal e a segurança alimentar. O gado é criado no Pantanal com certificado de ‘orgânico’ e livre de antibióticos, sendo tratado apenas com homeopatia e fitoterapia.
Já nas palestras que assistimos, como a da KPMG (empresa de prestação de serviços profissionais, incluindo Auditoria, Impostos e serviços de Consultoria), pudemos ver que quase metade da população mundial – de acordo com as pesquisas da empresa – diz que agendas ESG são muito importantes para as marcas atualmente.
![destaques_anuga_brazil_2024_18](https://www.galunion.com.br/wp-content/uploads/2024/04/destaques_anuga_brazil_2024_18-768x506.jpg)
![destaques_anuga_brazil_2024_19](https://www.galunion.com.br/wp-content/uploads/2024/04/destaques_anuga_brazil_2024_19-768x506.jpg)
![destaques_anuga_brazil_2024_20](https://www.galunion.com.br/wp-content/uploads/2024/04/destaques_anuga_brazil_2024_20-768x506.jpg)
Outras marcas citadas:
E o Vegano / Vegetariano?
Bom, os produtos veganos e vegetarianos seguem presentes na feira, mas não como no ano anterior. Desta vez, notamos que a comunicação dos atributos “vegano e vegetariano” era presente, porém não o ponto focal ou único da maioria dos produtos.
Se no ano passado os produtos veganos e vegetarianos, já com comunicação mais sutil, eram um dos destaques na feira, neste ano, apareceram incorporados aos alimentos com apelo de saudabilidade, como explicado no 1º insight deste artigo.
E esses foram os 5 principais insights que a GALUNION coletou da Anuga Select Brazil 2024! Você já tinha alguns em mente ou esperava vê-los por aqui?
Aqui na GALUNION, atualizamos todo ano as maiores tendências do foodservice brasileiro e as categorizamos através da Mandala GALUNION de Food&Tech Trends, que é dividida em 4 eixos principais, como você vê na imagem abaixo:
![](https://www.galunion.com.br/wp-content/uploads/2024/04/20240417_MANDALA_atualizada-1.jpg)
Por isso, fazendo a curadoria da feira, percebemos que a maioria desses insights já está presente na nossa Mandala de 2024! Se você quer saber mais sobre a nossa Mandala, faça parte da Comunidade GALUNION, um espaço para compartilharmos os melhores conteúdos sobre foodservice!
Mas antes de deixar este artigo: você já está por dentro de outras duas feiras nacionais super importantes para o setor?
A Fispal Food Service, mais importante feira do setor na América do Sul, e a Naturaltech, maior feira de negócios em produtos naturais em toda a América Latina, acontecem em junho e a GALUNION não apenas fará a curadoria de conteúdo, como também realizará a primeira Missão Técnica que unirá as duas feiras: a Missão Técnica GALUNION FISPAL & NATURALTECH 2024!
Saiba mais sobre a nossa Missão Técnica e sobre as feiras clicando aqui!