GALUNION – Consultoria em Foodservice

Anuga Select Brazil 2024: os destaques e insights desta edição

A edição de 2024 da Anuga Select Brazil aconteceu na última semana e a GALUNION esteve lá para trazer a melhor curadoria de conteúdo do evento para você com os destaques da feira!

Antes chamada de Anufood Brazil, essa é uma das importantes feiras de Alimentos & Bebidas das Américas e uma vitrine para o varejo, foodservice e hotelaria, além de lançamentos de produtos nacionais e internacionais. Também é o local ideal para encontro entre fornecedores e operadores com espaço para networking e rodadas de negócios.

Então, vem conferir os principais insights desta edição identificados pela GALUNION, para aplicá-los no seu negócio!

destaques_anuga_brazil_2024_banner

São Paulo (SP), abril de 2024 – Assim como no artigo de blog sobre a edição de 2023, também analisamos os insights deste ano através dos produtos que foram expostos e das palestras ministradas.

Em relação aos produtos, identificamos 5 insights principais que podem indicar o que o mercado está valorizando no momento. Mas queremos lembrar que os exemplos citados em cada um dos tópicos a seguir não necessariamente comunicam apenas um insight, podendo abranger 2 ou mais atributos que listamos aqui ao mesmo tempo. Afinal, muitas marcas combinam várias tendências em um só produto.

Com isso em mente, descubra agora quais são os 5 insights que selecionamos!

1. Todos os caminhos levam à saudabilidade

Desde o primeiro momento que entramos na Anuga, uma das primeiras coisas que notamos facilmente foi a comunicação muito clara de produtos saudáveis, tanto nos estandes quanto em banners espalhados pelos corredores da feira.

Aqui, a saudabilidade pode ter diversas formas de se manifestar: produtos 100% naturais e orgânicos; produtos funcionais (ou seja, nutritivos e que possuem alguma ação específica em nosso organismo); produtos que promovem saúde e bem-estar mental; e produtos para pessoas com restrições alimentares ligadas alergias ou intolerâncias.

2. Valorização de insumos brasileiros

No ano passado, também observamos vários produtos com esse apelo, mas essa tendência se intensificou ainda mais este ano. É cada vez mais comum vermos alimentos e bebidas que são feitos com ingredientes típicos brasileiros e, principalmente, originários de algumas regiões específicas – como a região amazônica, sendo a que mais se destacou nesse aspecto.

Dentre os ingredientes que mais vimos, podemos mencionar jambu, jaca, baru, pequi e castanhas de um modo geral, porém dois ingredientes realmente se destacaram por aparecerem em diversos estandes e de formas variadas: amendoim e mel.

O amendoim, sem dúvidas, vem ganhando maior visibilidade no mercado. Desde snacks à base de amendoim, como os da marca Mindú, até um estande bem espaçoso da marca Guimarães, apenas com produtos à base desse ingrediente, o amendoim também foi pauta na palestra da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas).

Segundo a ABICAB, o setor de amendoim cresce a cada ano – principalmente para exportação -, mas o alimento também vem ganhando presença no dia a dia dos brasileiros, sendo associado cada vez mais ao estilo de vida saudável. 

Já o mel apareceu em diversos estandes, mas um que nos chamou bastante a atenção foi o da Meltech. A empresa apresentou três tipos de produtos: a Cajuíra (um melado de caju), a Yra (hidromel de sabor mais intenso pela presença de própolis na composição) e a Ka’auy – Elixir do Sono – (kombucha que promove bem-estar e pode ficar até 12 meses sem refrigeração).

Outras marcas citadas:

3. Conveniência

A conveniência é um insight bastante presente nas últimas edições também e se apresenta, agora, com ainda mais produtos e possibilidades no mercado, tanto de bebidas quanto de alimentos.

Uma das marcas que se destacaram nesse tema foi a Mexidona de refeições desidratadas naturais e saudáveis no Brasil. Ela oferece sopas, cremes e risotos que ficam prontos em até 20 minutos e shots matinais que combinam superfoods. Além disso, todos os produtos são feitos com ingredientes 100% naturais, sem glúten, leite, glutamato, sal e sem conservantes; e as embalagens são biodegradáveis e recicláveis.

A Quiridin, marca de quindins 100% naturais, também se sobressai por oferecer um produto super prático em embalagens de tamahos diversos, com diversificação de sabores, que pode ser até consumido saindo diretamente do congelador.

E ainda na categoria de alimentos, a Liv Up – marca de comidas congeladas e saudáveis – traz uma novidade: um serviço de assinatura de refeições congeladas e pensadas especificamente para colaboradores de empresas.

Já na categoria de bebidas, também observamos grande quantidade de bebidas elaboradas prontas e semi-prontas, alcoólicas e não alcoólicas. A Bizzi é uma marca que nos chamou a atenção nesse sentido, oferecendo água com gás saborizada com suco de fruta, feita com ingredientes naturais, sem aditivos e sem adição de açúcares. A comunicação, inclusive, utiliza o termo “água com gás” ao invés de “drink”, criando um apelo ainda mais natural e saudável para o produto. 

Outras marcas citadas:

4. Novos sabores

Neste insight, categorizamos aqueles produtos que são feitos com ingredientes bem diferentes e incomuns, provocando a experimentação e a descoberta, ou mesmo que propõem o uso de um ingrediente já reconhecido, mas de forma inusitada.

Aqui, podem entrar tanto os ingredientes típicos e originários que já comentamos, como jambu e pequi, quanto outros ingredientes, como o alho negro (Alho Negro do Sítio) – que ativa o sabor umami.

Mas um produto que realmente nos deixou surpresos foi a cerveja artesanal de palmito do Vale do Ribeira da Palmitolândia, que você confere logo abaixo:

5. Sustentabilidade

E por último, decidimos deixar o insight de Sustentabilidade porque, sem dúvidas, foi o mais presente de todos.

Esse assunto tomou conta da Anuga Select Brazil tanto nos estandes quanto nas palestras, reforçando o quanto esse tema ainda precisa de visibilidade e investimento.

Em produtos, essa pauta fica muito mais clara este ano. O Café Apuí, por exemplo, oferece um café amazônico, sustentável, orgânico, familiar e restaurativo. A marca atua em áreas que já estavam degradadas e recupera a floresta, além de também utilizar o sistema de agroflorestas, em que plantam espécies nativas da floresta com o cultivo de café.

Outra marca que vimos foi a Bio Carnes, cuja missão é disponibilizar produtos com baixo impacto ambiental, promovendo o bem-estar animal e a segurança alimentar. O gado é criado no Pantanal com certificado de ‘orgânico’ e livre de antibióticos, sendo tratado apenas com homeopatia e fitoterapia.

Já nas palestras que assistimos, como a da KPMG (empresa de prestação de serviços profissionais, incluindo Auditoria, Impostos e serviços de Consultoria), pudemos ver que quase metade da população mundial – de acordo com as pesquisas da empresa – diz que agendas ESG são muito importantes para as marcas atualmente. 

Outras marcas citadas:

E o Vegano / Vegetariano?

Bom, os produtos veganos e vegetarianos seguem presentes na feira, mas não como no ano anterior. Desta vez, notamos que a comunicação dos atributos “vegano e vegetariano” era presente, porém não o ponto focal ou único da maioria dos produtos.

Se no ano passado os produtos veganos e vegetarianos, já com comunicação mais sutil, eram um dos destaques na feira, neste ano, apareceram incorporados aos alimentos com apelo de saudabilidade, como explicado no 1º insight deste artigo.

E esses foram os 5 principais insights que a GALUNION coletou da Anuga Select Brazil 2024! Você já tinha alguns em mente ou esperava vê-los por aqui?

Aqui na GALUNION, atualizamos todo ano as maiores tendências do foodservice brasileiro e as categorizamos através da Mandala GALUNION de Food&Tech Trends, que é dividida em 4 eixos principais, como você vê na imagem abaixo:

Por isso, fazendo a curadoria da feira, percebemos que a maioria desses insights já está presente na nossa Mandala de 2024! Se você quer saber mais sobre a nossa Mandala, faça parte da Comunidade GALUNION, um espaço para compartilharmos os melhores conteúdos sobre foodservice!

Mas antes de deixar este artigo: você já está por dentro de outras duas feiras nacionais super importantes para o setor?

A Fispal Food Service, mais importante feira do setor na América do Sul, e a Naturaltech, maior feira de negócios em produtos naturais em toda a América Latina, acontecem em junho e a GALUNION não apenas fará a curadoria de conteúdo, como também realizará a primeira Missão Técnica que unirá as duas feiras: a Missão Técnica GALUNION FISPAL & NATURALTECH 2024!

Saiba mais sobre a nossa Missão Técnica e sobre as feiras clicando aqui!