GALUNION – Consultoria em Foodservice

Dia Mundial da Gentileza: negócios mais gentis são mais felizes e sustentáveis.

Glauco Moreno,
Consultor de treinamento e desenvolvimento na Galunion

Você conhece o Dia Mundial da Gentileza? Aos dias 13 de novembro é celebrado o Dia Mundial da Gentileza. Grupos de todo o mundo se reúnem para criar uma corrente de compaixão, generosidade e inspirar pessoas a serem mais gentis umas com as outras, consigo mesmas e com o mundo. Neste artigo, compartilho com você, algumas reflexões e dicas práticas para tornar o seu negócio um lugar mais gentil!

A causa deste dia é espalhar a gentileza com pequenos gestos. É ser gentil e tentar encorajar outras pessoas a serem também. Não há uma maneira única de se estender a gentileza, mas é certo que quando as pessoas veem comportamentos gentis, elas são motivadas a replicá-los. Assim, a data serve como um lembrete: juntos, todos podemos trabalhar para criar um mundo mais gentil.

Na Galunion, a gentileza é um dos nossos valores poderosos.

Aqui, buscamos o sucesso permeado por gentileza e acreditamos que pessoas e negócios mais gentis são mais felizes e sustentáveis. 

Entendendo que um mundo mais gentil renova nossas esperanças e sabendo da realidade que enfrentamos no setor de alimentação fora do lar, a chegada da vacina desperta a retomada. Com encontros presenciais e lugares cheios novamente, ainda que aos poucos e com todas as medidas de segurança, vamos tentando voltar ao normal.

Então, o que acha de aproveitar essa comemoração para encantar e se aproximar ainda mais dos seus clientes? Dito isto, trouxemos algumas inspirações sobre como a gentileza pode ser o elemento-chave para o sucesso dos negócios em alimentação. E vale a pena tentar. O mínimo que pode acontecer é toda essa generosidade retornar para você!

 

Por onde começar?

Comece com uma atitude de cada vez. O importante é a intenção do seu gesto e a certeza de que isso vai gerar um impacto positivo sobre as pessoas ao seu redor. No entanto, volte-se na direção da sua comunidade, de seus fornecedores, clientes, colaboradores e para cada um desses dedique um tempo e comprometa-se em fazer pelo menos uma ação gentil intencional, por dia.

Veja algumas ideias simples que farão diferença significativa em seu negócio. Procure oportunidades para realizá-las não só no dia 13 de novembro, como também fazer delas um hábito!

 
1. Gentilezas diárias

Cumprimente, sorria, elogie e agradeça. Além de serem atitudes gentis, correspondem ao ‘momento da verdade’, o encontro entre o cliente e o seu estabelecimento. Trata-se de uma ocasião perfeita para a realização destas gentilezas diárias.

Embora os resultados da 4ª edição da Pesquisa Alimentação na Pandemia, realizada, em agosto deste ano, pela Galunion, mostraram que apesar de desejar socialização somente 30% dos consumidores se sentem dispostos a comer em restaurantes e bares, aproveite esta data e invista um tempo demonstrando os benefícios da cordialidade à sua equipe. Logo os salões dos restaurantes, as praças de alimentação estarão cheias novamente, e o seu negócio precisa estar preparado para atender bem.

Uma dica: convide a sua equipe para dizer sobre as suas experiências em situações nas quais foi gentil ou quando alguém lhe ofereceu gentileza, cuidados e compaixão. Estimule-a a contar como se sentiu depois. Quais foram os benefícios? O que a gentileza pôde fazer por cada um dos seus colaboradores?

Valorize cada depoimento. Utilize os exemplos para encorajá-los a serem mais gentis em seu dia, com o seu trabalho e com os clientes nos atendimentos. Enfatize que, em atendimento, todos terão o seu ‘momento da verdade’ e esta é uma oportunidade única para realizar um atendimento fantástico e surpreendente, daqueles que impressionam pela dedicação recebida.

Incentive sua equipe a impactar o dia de alguém com um gesto gentil. Isto mudará o dia deles e você verá como a gentileza é contagiosa!

2. Fortaleça laços

Responda aos comentários nas redes sociais, envie mensagens de texto, e-mails, faça um telefonema ou convide clientes, fornecedores ou uma pessoa de sua equipe para um café. Deixe que saibam: você e seu negócio apreciam estar perto e valorizam esse relacionamento.

Pode ser um e-mail reconhecendo a parceria, talvez uma mensagem escrita à mão em um bilhete ou então na embalagem do pedido, enviado pelo delivery, com cumprimentos e mensagens carinhosas, divertidas e positivas.

Ah! Aproveite para agradecer. Gentileza e gratidão servem à mesma causa.

3. Valorize o sustentável

Busque parcerias com pequenos produtores e fornecedores locais que se encontram genuinamente engajados com sustentabilidade e que estão agindo agora!

Neste sentido, vale lembrar que os resultados da 4ª edição da Pesquisa Alimentação na Pandemia, já citada, mostraram que estão entre as TOP 5 tendências gastronômicas: produtos de fornecedores locais ou artesanais e produtos ecologicamente sustentáveis.

Igualmente, em respostas às ações que valorizam a marca e influenciam na decisão de compra: para 64% dos consumidores é importante o uso de produtos, processos e embalagens que respeitem o meio ambiente; 62% preferem empresas que ajudam a combater a fome na sua comunidade; 46% decidem por empresas que garantam diversidade na sua equipe, dando oportunidades para todos; e 34% apreciam empresas que oferecem alternativas para o seu cliente participar de campanhas sociais ou ambientais da sua empresa.

Portanto, o compromisso social, econômico e ambiental são responsabilidades que se destacam como tendência para um maior interesse dos consumidores, ao buscar por marcas que se preocupam com ESG (environmental, social and governance – ambiental, social e governança, em português) e que se comunicam com autenticidade.

Refletir sobre como os negócios em alimentação podem ser mais gentis, também é uma maneira de comemorar este dia 13. Inspire-se e aproveite ao máximo o Dia Mundial da Gentileza, afinal, ‘gentileza gera gentileza’. Sempre.