GALUNION – Consultoria em Foodservice

GALUNION Talks aponta caminhos para o sucesso das marcas

Evento realizado em São Paulo traz 12 apostas para o ano de 2024 e debate tendências e oportunidades no foodservice

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São Paulo (SP), março de 2024 – As principais tendências do foodservice brasileiro e suas aplicações no dia a dia das operações do varejo marcaram a primeira edição do GALUNION Talks em 2024. Realizado na sede da FutureBrand em São Paulo e com transmissão online para todo o mundo, o evento apontou caminhos estratégicos para o sucesso das marcas em um cenário cada vez mais complexo.

Como disse Arnaldo Bastos, diretor de criação da FutureBrand, logo na abertura do GALUNION Talks: as marcas precisam funcionar como plataformas de conexão, criando um ecossistema de experiências significativas para seus clientes. A jornada dos consumidores não é mais linear: ela é formada a partir de um ecossistema de produtos, serviços, experiências físicas e digitais, campanhas e pessoas. É muito complexo oferecer essa jornada para os clientes, mas tudo começa no sentido da marca e no que ela propõe para o consumidor.

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A criação de ecossistemas abre caminho para que as marcas expandam seu universo de relacionamento com os clientes – com muita frequência, a partir da paixão dos consumidores por alimentos e bebidas. Afinal de contas, foodservice é amor, relacionamento e criação de memórias. Não à toa, marcas de diversos setores têm aberto cafés e restaurantes em suas lojas – tudo para ampliar o relacionamento com seu público.

É o caso da Track & Field, tradicional marca de artigos esportivos que, nos últimos anos, deixou de ser uma empresa de produtos para se tornar uma marca de lifestyle, bem-estar e saúde. Nesse processo, a marca vem mudando até mesmo a experiência nas lojas, com base em pilares como bem-estar, saudabilidade e sustentabilidade, que abriram espaço para a inauguração de cafés dentro das lojas.

As unidades T&F Café começaram dentro de lojas da rede, chegando a ocupar um terço da área de vendas da loja do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo. Os bons resultados fizeram com que os cafés já avançassem para ambientes corporativos, em operações standalone que criam uma avenida de relacionamento com os clientes.

12 fatores que transformam o foodservice

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O exemplo da Track & Field mostra que existem oportunidades imensas no foodservice para negócios inovadores, que tenham um posicionamento claro e atendam às expectativas dos clientes em suas diversas jornadas de consumo. Em seu mais recente artigo, a CEO da GALUNION, Simone Galante, detalha 12 apostas para o foodservice neste ano, com base em tendências identificadas em nossa Mandala Food&Tech Trends 2024.
De forma rápida e resumida, as 12 apostas, que foram analisadas durante o GALUNION Talks, são as seguintes:

1. Efetivamente Conveniente

Existe uma forte demanda por rapidez sem sacrifício da qualidade dos alimentos e da experiência de consumo. O alinhamento entre rapidez, qualidade e conveniência é uma demanda detectada em nossos estudos.

2. Multicanalidade

As marcas têm percebido que precisam estar onde o consumidor deseja – e não onde elas preferem estar. Ativar os clientes é essencial para potencializar o reconhecimento da marca e aumentar as vendas.

3. Local e Artesanal

A busca por opções de foodservice locais e artesanais está relacionada à valorização das raízes e à busca por opções mais saudáveis. Existe a percepção de que itens locais e artesanais são mais autênticos, representando uma cultura e um espírito de comunidade.

4. Food Halls e Festivais

Essa tendência faz com que os consumidores tenham a oportunidade de entrar em contato com novas ideias, sabores e operadores, aproximando as marcas do público e permitindo testar novos conceitos, cardápios e modelos de negócios.

5. Oferta Financeiramente Acessível

Em um ambiente economicamente desconfortável em nível mundial, apresentar ofertas financeiramente acessíveis permite que as marcas se conectem aos consumidores, mostrem que estão atentas ao que acontece no mundo e continuem a ser relevantes para os clientes.

6. Saúde do Corpo e da Mente

Quase 40% dos consumidores afirmam consumir produtos com apelos para a saúde física ou mental, como itens fitoterápicos, orgânicos, bebidas não alcoólicas incrementadas, funcionais e biologicamente ativos. Essa é uma tendência que lança luz sobre os efeitos da alimentação sobre nossa disposição física e mental e sobre nossa longevidade.

7. Valorização das Raízes

A nostalgia e o desejo de retornar às origens leva à tendência de valorização das raízes identitárias e culturais. Assim, aumenta o destaque a ingredientes, formas de preparo e pratos que falam da cultura e da história de um país ou região. É o que está por trás da valorização da culinária brasileira, que ganhou status pela atuação intensa de nossos chefs.

8. Novo Comfort Food

O novo comfort food aparece como uma resposta à necessidade de experiências reconhecíveis e que tragam conforto para o estômago e para a alma. São também uma maneira importante de trazer novidades para o público, com menor nível de rejeição.

9. Reconhecer meus Públicos

Essa tendência passa tanto por entender quem são as pessoas, quanto pela entrega daquilo que é relevante para cada perfil e por garantir que cada consumidor se sinta visto e reconhecido como consumidor pelas marcas.

10. Valorização do Time

A valorização das equipes é uma pendência, mais que uma tendência. Valorizar os profissionais que fazem o dia a dia do foodservice traz impactos diretos para o negócio, de uma melhor imagem da marca à eficiência operacional e melhores resultados financeiros.

11. Múltiplas Jornadas

Os consumidores têm desejado que o local que frequentam possa se adaptar aos diferentes momentos de consumo de seu dia, entregando soluções práticas e convenientes. Para ter sucesso na criação de múltiplas jornadas, as marcas precisam mapear as jornadas dos clientes e gerar insights a partir do comportamento dos consumidores.

12. Experiência Temática

Por fim, a experiência temática é uma aposta que se manifesta de diferentes formas: imersões em ambientes de fantasia (como restaurantes com tema, decoração, ambientação e menu que referem a um universo cinematográfico) ou conexões à personalidade da marca (ligando a experiência de cada loja aos atributos da marca).

Para uma compreensão mais detalhada dessas tendências, cheque o artigo da CEO da GALUNION, Simone Galante. A apresentação completa, feita por Simone Galante e Nathália Royo, da GALUNION, está disponível na Comunidade GALUNION. Inscreva-se aqui!

A visão dos operadores

Depois da apresentação das 12 apostas da GALUNION para o ano de 2024, foi a hora de ouvir a opinião de players do mercado sobre a evolução do foodservice. Adriana Auriemo, sócia-diretora da Nutty Bavarian e vice-presidente da ABF; Christiano Londres, fundador do restaurante Allma; e Ernesto Bitran, diretor de parcerias e contas estratégicas da Hyperlocal e conselheiro do Salmar Restaurant Group, conversaram com Simone Galante, CEO da GALUNION, e apresentaram suas visões.

Para Adriana Auriemo, as marcas precisam oferecer boas experiências para os clientes – o que tem muita ligação com o ambiente, sabor, som e olhar. Segundo a executiva, é preciso aliar felicidade à marca e trazer uma sensação de “lugar gostoso”, para que os consumidores criem boas memórias.

Christiano Londres, por sua vez, destacou o papel da hiperpersonalização – inclusive na experiência gastronômica. No Allma, a oferta de pratos personalizáveis superou em 3x a demanda por pratos à la carte, em uma demonstração clara do potencial existente. Outro aspecto importante é cuidar do cliente, oferecendo produtos que tragam benefícios à saúde e se incorporem ao estilo de vida das pessoas.

Para Ernesto Bitran, a multicanalidade não é o futuro, e sim o dia a dia das empresas de melhor desempenho. Como hoje é necessário atuar 360 graus, entendendo todos os pontos de contato e ocasiões de consumo, é necessário conhecer os clientes de perto para apresentar ofertas personalizadas, digitalizar o relacionamento e entregar conveniência em todas as situações de consumo.

De acordo com Simone Galante, o foodservice é um negócio de paixão – e é preciso conectar os diversos “pontos de paixão” para entregar experiências incríveis aos clientes. Dessa forma, é possível fazer novas conexões com o público e gerar novas vias de crescimento para as marcas.

Este painel, na íntegra, estará disponível para os assinantes da nossa Comunidade GALUNION.