GALUNION – Consultoria em Foodservice

Do papel social dos alimentos ao uso de tecnologia, evento discute como os restaurantes podem aumentar seu impacto social

 

O quarto dia do GALUNION Rocket: Missão Técnica NRA Show 2024, e terceiro do maior evento de foodservice do mundo, foi marcado por reflexões sobre o papel das empresas na construção de jornadas de compra mais relevantes para os consumidores.

Para Tony Smith, CEO da Restaurant 365, o negócio dos bares e restaurantes deveria ser resumido na sigla AAV: “Always add value” (“sempre agregue valor”, em português). “Nosso setor é o segundo maior empregador dos Estados Unidos e tem um enorme impacto não apenas sobre as pessoas que atuam no segmento, mas também sobre a segurança alimentar de toda a população”, disse.

Com 44 milhões de pessoas passando fome nos Estados Unidos, de acordo com dados da Feeding America, os restaurantes podem ter um enorme impacto sobre a maneira como a população mais vulnerável vive. “O cuidado com o transporte e estratégias de redução do desperdício são maneiras de fazer a comida chegar em melhor estado às pessoas, o que tem um impacto social enorme”, afirma.

Para Smith, se todo mundo ajudar, é possível criar um mundo melhor. “Estamos trabalhando com mais de 40 mil restaurantes para ajudá-los a diminuir o desperdício e gerenciar melhor os estoques. Somente em 2023, ajudamos a reduzir o desperdício em US$ 318 milhões, o que seria suficiente para distribuir 1 bilhão de refeições”, afirmou.

A preocupação com o aspecto social da operação dos restaurantes é uma das formas de sempre agregar valor. Mas é possível ir além disso. “Precisamos encontrar o equilíbrio ideal entre sermos high tech e high touch, com uso de tecnologia aliado a muito calor humano”, comentou Michelle Korsmo, diretora-executiva da National Restaurant Association (NRA). Para ela, esse equilíbrio nasce da proposta de valor do restaurante, que direciona tudo o que deve ser priorizado na operação.

 

Tecnologia em prol da experiência

A partir daí, a tecnologia deve ser usada para atender melhor as equipes e os consumidores e contribuir para a entrega de experiências memoráveis aos clientes. “Experiências interessantes fazem as pessoas voltarem ao restaurante, enquanto o uso de tecnologia transforma eventuais clientes em consumidores fiéis”, analisou.

Embora dados da NRA mostrem que 75% dos consumidores usam aplicativos para fazer pedidos e 50% usam tecnologia em todos os passos da jornada (do menu ao pagamento), o contato pessoal continua a ser valorizado. “As pessoas são essenciais para tangibilizar a proposta de valor. E, em um segmento como o nosso, considerado uma parte integral da maioria dos consumidores, o time é que faz a diferença”, afirma.

O problema é que falta time: 45% dos restaurantes dizem que precisam de mais colaboradores para dar conta da demanda e 70% têm posições em aberto que são difíceis de preencher. A tecnologia pode ajudar aqui. “O treinamento das equipes, com o uso de recursos tecnológicos mais modernos, é importante para engajar os times e facilitar a interação dos colaboradores com os clientes”, analisou Michelle.

 

A oportunidade que surge com o desafio

Para o chef e humanitário José Andres, keynote speaker da edição 2024 da NRA Show, desafios podem ser grandes oportunidades – tudo depende do olhar que se tem. “As coisas nem sempre vão acontecer como a gente quer. Às vezes as coisas não acontecem como planejado, e nessas horas precisamos mudar a receita e seguir em frente”, disse.

Uma oportunidade relacionada com a ideia do “high tech e high touch” mencionada anteriormente por Michelle Korsmo é reforçar o aspecto que os restaurantes têm de ser uma parte importante da comunidade. “Os restaurantes continuam tendo a missão de trazer restauração para o corpo e para o espírito. Poucos negócios conectam tantas áreas da economia e da sociedade – e por isso, juntos, temos um grande poder”, afirmou.

Para o chef, restaurantes são âncoras de esperança, mostrando que a vida pode ser melhor. Vale em um shopping center de uma grande capital, vale em uma cozinha comunitária na Faixa de Gaza – onde Andres atua servindo comida à população refugiada. “A hospitalidade em geral, e os restaurantes em particular, são a chave para o DNA de nossas cidades. Por isso, o futuro de nossas nações depende de quem nos alimenta”, teorizou.

Nesse sentido, o setor de restaurantes tem um papel transformador na sociedade. Seja empregando ex-presidiários e treinando-os para serem cozinheiros, seja alimentando pessoas sem-teto e trazendo um pouco de dignidade às suas vidas, é possível fazer muita coisa a partir dos alimentos. “O mesmo talento que temos para alimentar os poucos que podem pagar precisa ser usado para alimentar os muitos que precisam de ajuda. Se usarmos nossa capacidade de atuar em rede, podemos fazer muito, ajudando a construir vidas melhores”, afirmou Andres.

Isso passa pela política – para o bem e para o mal. “Política não é politicagem – é ter boas ideias para fazer a sociedade funcionar melhor. E alimentação não é só agricultura, também é saúde, ciência, tecnologia e imigração, entre outros aspectos. Por isso, precisamos de boas ideias em torno dos alimentos para gerar boas respostas. O alimento precisa estar no centro da mesa – inclusive nas discussões políticas”, completou.

 

Nossa jornada em Chicago está quase chegando ao fim. Acompanhe nas redes sociais e nos canais online da GALUNION os principais insights do GALUNION Rocket: Missão Técnica NRA Show 2024 e fique por dentro do que de melhor acontece no principal evento do foodservice no mundo.