GALUNION – Consultoria em Foodservice

O futuro do foodservice passa por observar as tendências e aliar tech + touch: o que vivemos na Restaurant Show 2025

A GALUNION esteve presente por mais um ano na The National Restaurant Association Show, em Chicago, uma das principais feiras de foodservice no mundo. Com mais de 53 mil participantes de 110 países e mais de 2.300 expositores, o evento é palco global de lançamentos, inovações e debates que desenham o futuro da alimentação fora do lar.

Nossa missão técnica contou com cerca de 135 profissionais do setor, que participaram conosco de visitas técnicas e tours guiados, um fórum exclusivo com executivos norte-americanos e muita troca de experiências.

O volume de conteúdo relevante e de qualidade foi impressionante! A seguir, compartilhamos uma seleção desse conteúdo.

 

5 tendências impactando os menus

Na palestra Menu Trends 2025 and Beyond, a consultoria Technomic destacou cinco tendências que já influenciam os menus de redes emergentes e independentes nos EUA. Muitas das quais se relacionam com comportamentos e tendências que vemos em nossas pesquisas com consumidores no Brasil.

  1. Saudável sem cara de dieta
    Saudável, mas sem sacrificar sabor e atratividade. Pratos funcionais clean label ou com menos sódio, açúcar ou gordura, mas com sabor irresistível, conquistam o público que quer bem-estar sem abrir mão da indulgência.
  2. Picância harmonizada
    Especiarias, pimentas artesanais e fermentados ganham espaço em criações mais sofisticadas, onde a picância não domina, mas sim compõe experiências sensoriais únicas.
  3. Revitalizando clássicos regionais
    Pratos típicos, ingredientes locais e técnicas ancestrais são revisitados com novas apresentações e toques autorais, aliando nostalgia e inovação.
  4. Indulgência acessível
    Sobremesas criativas, porções premium em tamanho reduzido e experiências especiais com preços amigáveis permitem o consumo no atual cenário de contenção de gastos.
  5. Culinária ousada e inusitada
    Misturas inesperadas de culturas, ingredientes, texturas e técnicas geram pratos criativos e instagramáveis que agrada a um público jovem, explorador e conectado.

 

Future of Foodservice Forum: sabores globais, tecnologia e hospitalidade.

Realizado com exclusividade para os participantes da nossa missão, no 66º andar da Willis Tower, o Future of Foodservice Forum reuniu líderes do setor para discutir tendências, tecnologia e hospitalidade.

Um dos destaques foi a apresentação de Kelley Fechner (Datassential), que mostrou como sabores globais vêm sendo incorporados e adaptados nos mercados nos Estados Unidos, Canadá e Europa. O desafio está em traduzir ingredientes exóticos para o paladar local com tecnologia, disponibilidade de insumos e sensibilidade cultural.

A tecnologia, abordando sua evolução, SEO, canais digitais e Inteligência Artificial na operação foi um dos temas em foco no evento.  O caso da Groucho’s Deli ilustra o potencial da IA: com sistemas automatizados, a rede conseguiu responder melhor às avaliações e aumentou a retenção de clientes para mais que o dobro da média do setor. No entanto, como destacou Simone Galante, nossa CEO “a tecnologia não substitui cultura, liderança e habilidades emocionais”.

A hospitalidade verdadeira se constrói com cultura organizacional forte, treinamento contínuo e lideranças inspiradoras. A retenção de talentos deve ser vista não como um custo, mas como um investimento estratégico. Uma das mensagens finais do painel do evento veio de Aaron Noveshen da Starbird: “Estamos no negócio de gerar vendas, não no de cortar custos. Invista nas suas pessoas, nos seus processos, nos seus produtos, e o investimento se pagará”.

 

O toque humano como diferencial competitivo

Na Key Note da feira, a chef e apresentadora Carla Hall trouxe um depoimento inspirador sobre como o toque humano é essencial em tempos de tanta tecnologia. Ela compartilhou como descobriu talentos escondidos ao olhar com empatia para sua equipe, e como criou experiências memoráveis ao valorizar histórias, afetos e vínculos.

“As pessoas podem até pedir comida por aplicativo, mas elas voltam a comprar pelo jeito que foram tratadas, pela história que ouviram, pelo sorriso que receberam”, comentou Carla Hall durante a palestra.

E para fechar esse pequeno resumo do que vimos nesses dias de missão, trazemos uma frase da nossa CEO, Simone Galante: “O futuro do foodservice será construído por quem souber equilibrar tecnologia e humanidade, eficiência e acolhimento, inovação e tradição.”

 

Quer saber mais?

Esses foram apenas alguns dos muitos aprendizados da nossa missão. Se você quer entender como essas tendências e cases podem se aplicar ao seu negócio no Brasil, entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas palestras de Takeaways da missão Rocket 2025.