GALUNION – Consultoria em Foodservice

Operadores: Principais insights do Webinar Papo de Chef

Na última semana, nós da Galunion, realizamos dois Webinars em nosso canal no YouTube, onde trouxemos chefs muito importantes no setor de foodservice, tanto corporativos quanto operadores, para conversarem sobre o “Novo Normal”.

Com isso, pudemos entender duas visões muito importantes deste momento na nossa economia e os impactos no segmento de foodservice.

Temos aqui, a visão das indústrias, que estão totalmente dispostas a desenvolverem soluções em parceria com os operadores. E a visão dos operadores, que estão se reinventando todos os dias para entregar o melhor produto e serviço para o consumidor através do delivery.

Neste post, vamos falar sobre o bate-papo com chefs operadores, de grandes redes do mercado de foodservice!

Confira:

Na quinta-feira (07) foi o dia dos chefs operadores falarem sobre suas estratégias e ações para ter sucesso no “Novo Normal”.

Estamos todos vivenciando desafios na operação de foodservice, tanto os grandes quanto pequenos operadores sentem os impactos causados pelo COVID-19. O que pudemos tirar deste Webinar, foram insights dos grandes operadores, que conseguiram ser mais ágeis em algumas soluções e caminhos para o retorno.

É preciso ter em mente que o novo consumidor, está passando por um processo de transformação em seus hábitos, e isso já impactou nosso mercado e a forma de consumir. Encontramos então,  dois momentos de consumo: o momento presente e o momento futuro, pós isolamento.

No momento presente temos muitos estabelecimentos fechados e uma mudança quase instantânea na forma de consumo, onde o delivery se torna quase 100% das vendas realizadas no restaurante. Mas temos também um momento de retorno, onde as pessoas estarão ansiosas para terem seus momentos de lazer, mas talvez com menos dinheiro no bolso e com mais preocupações.

Leia o artigo feito pela nossa CEO, Simone Galante, sobre o Delivery e o Covid-19

Falamos sobre o que esperar deste momento atual e do novo consumo no foodservice com os chefs, e logo entendemos que  “Nós temos um consumidor muito mais exigente” disse a Andrea Conceição do Grupo Trigo, não toleramos mais pedidos que vinham meio bagunçados, em uma temperatura fora do ideal, etc, porque agora, tudo que o restaurante têm para oferecer ao consumidor, é entregue pelo delivery, isso precisa ser impecável.

Vale reforçar aqui que o que antes era uma venda marginal para alguns restaurantes, se tornou 100% da venda!

Um grande desafio no delivery neste momento, é a questão dos motoboys, que normalmente não são funcionários do restaurante, mas possuem um papel fundamental no pedido e na experiencia do consumidor. Não deixe de ter olhar especial para esse elo da cadeia.

Para saber um pouco mais sobre a visão da Galunion quanto a implantação ou aprimoramento do delivery, faça o download da nossa cartilha de 8 passos para um delivery de sucesso!

Levar uma experiencia agradável para o consumidor ainda é possível durante o delivery, e é um grande fator de diferenciação entre você e seu concorrente. “Se 100% dos nossos restaurantes estão fechados, como podemos levar os nosso elementos, atributos, nossa hospitalidade, pelo formato do delivery?” disse a Renata Rabelo da Blooming, ela também destacou que têm deixado de existir uma diferença entre a experiência do consumidor em casa e do que era dentro do restaurante.

Lembre-se: São os detalhes que fazem a diferença: um recado para o cliente, uma playlist para ele escutar enquanto faz a refeição, uma dica de como manusear o produto, qualquer coisa que remeta a um elemento de experiencia dentro do restaurante é valido.

Este Webinar também contou com um operador de companhias aéreas, segmento que está bastante prejudicado neste momento. Rodrigo Saraiva, chef de cozinha da LSG Skychefs comentou que estão bastante atentos às necessidades dos clientes diretos (companhias áreas e empresas de retail) e também ao cliente final, que terá muito mais cuidado ao viajar daqui pra frente.

O que podemos tirar de tudo isso?

O novo COVID-19 gerou novas necessidades, esteja pronto a atende-las gerando lucro ao seu restaurante!

Uma grande mensagem destes Webinars, é de que o restaurante definitivamente não serve só comida, podemos ser e somos algo muito mais importante! Estamos no momento em família e amigos, em uma comemoração, e em diversos momentos especiais das pessoas.

E, claro, só podemos entregar toda essa experiencia fora do nosso salão, fazendo coisas que nunca imaginávamos que seria possível, experimentando coisas novas.

Nós da Galunion, temos diversos materiais disponíveis para auxiliar você, operador, em sua caminhada ao “Novo Normal”. Acreditamos que neste momento iremos, crescer, nos reinventar, e dar um jeito de sair mais forte.

Também fizemos um post sobre como foi o papo de chef com os chefs da indústria, clique aqui para ler os principais insights deste Webinar.

Saúde e solidariedade à todos !