GALUNION – Consultoria em Foodservice

ONG Amigos do Bem desenvolve novos produtos em parceria com a Galunion

Um dos lemas da Galunion é construir sucesso com felicidade. Isso porque, para nós, é fundamental desenvolver projetos com liberdade, criatividade e colaboração. Recentemente, demos mais um passo importante na realização deste propósito com a ONG Amigos do Bem. Juntos, estamos desenvolvendo produtos e processos para melhorar a qualidade de vida dos moradores do sertão do nordeste brasileiro.

Para quem não sabe, a Amigos do Bem transforma a vida de mais de 75 mil pessoas nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco. A iniciativa começou como um projeto de Natal Solidário, com doações de roupas e alimentos. Hoje envolve uma estrutura completa de assistência, geração de oportunidades e promoção de educação e inclusão social. Uma das frentes de atuação da ONG é a produção e venda de castanhas.

Então, em setembro deste ano, a CEO e fundadora da Galunion, Simone Galante e o Chef Executivo da Galunion, Rafael Cunha, foram conhecer de perto esse trabalho tão importante. A missão era implementar um novo produto desenvolvido pela Galunion em parceria com a ONG. “Quando começamos o projeto, cerca de seis meses atrás, a Amigos do Bem tinha uma dor: havia uma sobra de castanhas quebradas, feias, que não podiam ser aproveitadas na produção”, explica Rafael.


Novos produtos, novas oportunidades

Assim, o desafio da Galunion era justamente criar soluções para utilizar essas castanhas que estavam sendo desprezadas. A primeira etapa do processo aconteceu no nosso Centro de Culinária, onde desenvolvemos uma série de produtos a partir da matéria-prima em questão. Logo depois, apresentamos essas criações para a equipe da Amigos do Bem, que ficou muito satisfeita com os resultados. Em seguida, chegou o momento de colocar essas inovações em prática.

Responsável por essa implementação do projeto, o Chef Rafael conta que ficou bastante surpreso ao conhecer a sede da ONG. “O projeto era muito maior do que eu imaginava, e com resultados muito efetivos do ponto de vista social. A gente acha que está indo lá ensinar e na verdade volta com muitos aprendizados. São pessoas competentes, com um potencial enorme. Elas só precisam de uma chance e de uma estrutura para se desenvolver”.

O especialista passou uma semana oferecendo treinamento e dando suporte para a implantação dos novos itens que seriam produzidos pela ONG. “Estamos ajudando a melhorar o processo produtivo e a percepção do produto para gerar mais compra e, portanto, mais emprego e renda para a região”, diz Rafael. E essa foi só a primeira de muitas ações desta parceria, que está apenas começando.

Parceria que faz bem

Os próximos passos envolvem a criação de ovos de páscoa e também de sobremesas que serão vendidas em restaurantes de todo o Brasil. Um dos parceiros nesta empreitada é a rede Mania de Churrasco!, por exemplo.

Com essa parceria, a Galunion está usando sua expertise no mercado de foodservice para apoiar a atuação da ONG Amigos do Bem. Além de contribuir para a inclusão social, também tivemos outro retorno de grande valia: a gratidão. “É um trabalho muito recompensador, porque o retorno deles é uma gratidão estampada, verbalizada e emitida fisicamente, principalmente por meio de abraços. Para mim estar lá foi uma experiência extremamente transformadora”, conclui Rafael. É a inovação à serviço de um bem maior.