GALUNION – Consultoria em Foodservice

Indústria: Principais insights do Webinar Papo de Chef

Na última semana, nós da Galunion, realizamos dois Webinars em nosso canal no YouTube, onde trouxemos chefs muito importantes no setor de foodservice, tanto corporativos quanto operadores, para conversarem sobre o “Novo Normal”.

Com isso, pudemos entender duas visões muito importantes deste momento na nossa economia e os impactos no segmento de foodservice.

Temos aqui, a visão das indústrias, que estão totalmente dispostas a desenvolverem soluções em parceria com os operadores. E a visão dos operadores, que estão se reinventando todos os dias para entregar o melhor produto e serviço para o consumidor através do delivery.

Neste post, vamos falar sobre o bate-papo com chefs das principais industrias alimentos e de equipamentos do mercado de foodservice!

Confira:

Na quarta-feira (06) foi o dia dos chefs corporativos falarem sobre suas dificuldades pós-covid e ações de apoio aos operadores. Em um bate-papo super inspirador cada um dos chefs contou um pouco sobre como suas empresas estão lidando com essa crise e se preparando para o retorno ao “Novo Normal”.

“Estamos acostumados a estar com a mão na massa e do nada, nos vimos atrás de uma tela de computador” comentou José Teixeira, coordenador gastronômico da Academia Vigor, frase que os demais integrantes do Webinar concordaram plenamente. Neste momento, além da preocupação econômica, existem os desafios da nova rotina, e as empresas entendem o impacto disso na saúde mental dos colaboradores.

Se você está se sentindo um pouco para baixo por estar distante da sua cozinha de trabalho, neste ponto todos concordaram quanto a dificuldade em lidar com o distanciamento social, e a rotina de home office. Bem-vindo ao clube dos chefs criativos que sentem falta da rotina da cozinha!

Agora, do ponto de vista do mercado, este é o momento de levantarem uma bandeira branca se tratando da concorrência, “no final das contas, somos todos parceiros”. Hoje, as indústrias estão prontas para ajudarem os operadores com soluções inovadoras e otimizadas, contribuindo no sucesso do setor.

As grandes corporações também precisaram correr para se adaptarem ao universo digital. As que estão presentes em outros países que foram contaminados pelo COVID-19 antes do Brasil, tiveram a vantagem de replicar as soluções utilizadas fora, aqui no Brasil.

Neste contexto, as corporações estão bastante abertas a compartilharem seus conhecimentos com os operadores. “Ajudamos os operadores menores que nunca pensaram em entrar em uma plataforma de Delivery” disse a Samara Garossi, chef consultor da KraftHeinz. Uma coisa que era tão distante para alguns donos de restaurante, se tornou a única forma de realizar vendas e sobreviver.

Para saber um pouco mais sobre a visão da Galunion quanto a implantação ou aprimoramento do delivery, faça o download da nossa cartilha de 8 passos para um delivery de sucesso!

Importante! Estas empresas querem que o operador saiba que elas estão dispostas a ouvirem o mercado, e as suas novas necessidades, trabalhando em conjunto para o sucesso no “Novo Normal”.

Outro ponto comentado, foi que todos nós esperamos voltar a poder circular livremente, e ter aqueles momentos tão especiais com os nossos amigos e familiares. E esses momentos, são normalmente acompanhados por uma boa refeição. Os chefs também comentaram um pouco sobre a visão da indústria quanto a volta da rotina e o “Novo Normal”.

Percebemos o quanto essas grandes empresas acreditam que os resultados são fruto de colaboradores felizes e motivados, os participantes comentaram bastante sobre ações de suas empresas quando ao bem estar físico, mental, estrutural, das pessoas, para que continuem buscando resultados com segurança.

Uma coisa que descobrimos com tudo isso, é que é possível fazer as coisas a distância! As empresas adotaram o home office visando a segurança de seus funcionários, e dando condições de trabalho que não os impediu de cumprir com os seus deveres, e resultados da organização. Algumas empresas, como o Outback, fizeram até degustações online!

As empresas estão evoluindo 10 anos em 3 meses! esse é o momento de fazer aquilo que você sempre quis e nunca colocou em prática. Só irão voltar ao novo normal, aqueles que inovarem e entregarem novas soluções para os problemas que surgiram nesta crise.

Por isso, é extremamente importante que você, profissional da área do foodservice ou não, se mantenha cada vez mais atento às tendências e as mudanças do mercado. A Galunion te ajuda com diversos materiais gratuitos, e vem trabalhando para fazer a diferença positiva no mercado.

Também fizemos um post sobre como foi o papo de chef com os operadores, clique aqui para ler os principais insights deste Webinar.

Saúde e solidariedade a todos!