GALUNION – Consultoria em Foodservice

Quer mais resultados? Invista em suas redes sociais.

Você já parou para contar quantas vezes acessa suas redes sociais por dia? E nesses acessos, quantas vezes é impactado por comunicações de restaurantes, bares, cafés, delivery… Com mais de 2,3 bilhões de usuários diários, o Facebook é apenas um exemplo do enorme potencial que as redes sociais têm para nos comunicarmos com nossos clientes.

Mas, mesmo com as inúmeras possibilidades de divulgação e interação que elas nos proporcionam, muitos operadores e gestores no mercado de foodservice ainda não investem e não acreditam nos resultados que elas podem trazer. Tendo isso em mente, decidimos reunir aqui alguns dos principais motivos para não só estar presente nas redes sociais, mas também fazê-lo da melhor maneira possível.


1. Escolhendo as redes sociais

Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, LinkedIn, TripAvisor, TikTok, Tinder, Pinterest, Snapchat… a lista é imensa. Decidir em quais delas teremos perfis para nossa marca não é uma tarefa fácil. Mas não se engane! Na maioria dos casos, a qualidade é mais importante que a quantidade. Isso significa que é melhor escolhermos uma ou duas redes em que nosso público está mais presente e nelas produzir conteúdo relevante, do que ter perfis em todas e não comunicar corretamente. Além disso, quando for escolher em que rede quer atuar, analise não só o perfil do seu público-alvo, mas também o perfil da própria rede social. Por exemplo, o TikTok é um aplicativo jovem, descontraído, espontâneo que incentiva a criatividade e o humor. Já o LinkedIn, é uma rede social mais séria, “polida”, empresarial e acadêmica, com foco nos negócios e que incentiva o networking. Por fim, sabendo das características da sua própria marca e que tipo de interação você quer ter com seu público também facilita na hora da decisão.

2. Sua comunicação visual

Redes sociais escolhidas, agora é preciso criar um bom perfil. Para isso, é preciso traduzir sua identidade de marca para o ambiente digital, adaptar e criar que for preciso para se adequar às características técnicas e funcionais de cada rede e produzir conteúdos inéditos que tenham relevância para o seu público. Se não tiver ainda, consulte um designer e faça um manual de marca. Nele deve ficar explicito os melhores padrões para o uso do seu logo, das suas cores, patterns etc. Dessa forma você garante uma comunicação consistente e clara desde sua loja física (caso tenha) até seus perfis e seu site. Invista também em um fotógrafo para que as fotos dos seus produtos deem água na boca e atraiam novos clientes!

3. Criando a “voz” da marca

Você já reparou que grandes marcas, que produzem muito conteúdo em suas redes sociais e interagem bastante com seu público tem uma maneira única e particular de “falar”? Algumas mantém respostas automáticas e robóticas, outras utilizam gírias, gifs e memes, outras ignoram (mais uma dica: nunca faça isso!). Então, analisando sua
identidade de marca, seu público e as redes sociais em que está presente, crie a sua “voz”. Sua marca é familiar, tradicional? Talvez seja preciso ser mais sério e conciso. É uma marca nova, inovadora e com público jovem? Pode ser uma boa ideia manter uma linguagem mais informal e divertida, com respostas mais curtas e engraçadas. O importante é ter um gestor de mídias sociais ou uma equipe dedicada para manter esse padrão de comunicação e interagir com o público corretamente.

4. Invista!

Como mencionamos anteriormente, cada rede social funciona de uma maneira muito particular. Isso também se refere à maneira como você pode anunciar e promover sua marca nelas. De posts patrocinados à comerciais de 5 segundos em vídeos, existe uma infinidade de possibilidades de divulgar e promover seus produtos, suas novidades, seus serviços. Os investimentos não são altos e há muitas ferramentas que podem te auxiliar a filtrar o público, otimizar sua comunicação e impactar mais pessoas, com mais qualidade.

5. E não se esqueça das manutenções

Pronto: já escolheu as redes em que quer atuar, criou seus perfis, estabeleceu sua comunicação visual e escrita, investiu em produção de conteúdo, anúncios e comunicação de marca, agora acabou certo? Errado. No mundo digital tudo pode mudar em um segundo. Por isso, faça uma manutenção constante. Renove as fotos dos produtos, divulgue as novidades do cardápio, interaja com seu público e mantenha-se presente e atualizado.

Gostou das dicas? Compartilhe! E confira as redes sociais da Galunion. Estamos sempre em busca de levar o melhor conteúdo do mercado de foodservice para nossos seguidores.