GALUNION – Consultoria em Foodservice

Tendências gastronômicas mais esperadas pelo consumidor
no delivery

Saiba quais são as tendências gastronômicas mais esperadas pelo consumidor, ao fazer um pedido no delivery, reveladas no infográfico desenvolvido pela GALUNION em parceria com o iFood.

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São Paulo (SP), junho de 2022 – Existem sempre diversas tendências que atendem diferentes necessidades do consumidor, mas será que todas se aplicam a todos os modelos de negócios e culinárias?

Motivados por essa dúvida, fomos perguntar diretamente para o consumidor. Desde 2020, nós da GALUNION fazemos pesquisas com os consumidores de todo o Brasil para entender melhor seus hábitos e necessidades, e como a atual situação social e econômica tem impactado nos mesmos. Na última edição dessa pesquisa, realizada em fevereiro de 2022 com mais de 1.000 respondentes de diversas partes do país, pedimos que os consumidores nos indicassem quais as tendências gastronômicas atuais que esperam encontrar em diferentes modelos de negócios do foodservice.

Incluímos nessa pergunta diferentes modelos de negócios, passando por estabelecimentos de serviço rápido, bares e restaurantes de serviço completo, entre outros. No entanto, devido à crescente importância do delivery e sua presença tanto como modelo de negócio em si, bem como parte da estratégia de marcas de diferentes modelos de negócio, decidimos incluí-lo como categoria diferenciada.

Para contextualizar essa importância, 79% dos respondentes dessa mesma pesquisa indicaram fazer pedidos por delivery ou para take away (pedir com antecedência e retirar no local para consumo fora do mesmo). Fora isso, em uma pesquisa realizada no 1º semestre de 2022, em parceria, pela ANR, GALUNION e IFB, com mais de 800 operadores de foodservice de todo o Brasil, 89% indicaram operar através de delivery, seja de forma exclusiva ou híbrida.

Sendo assim, chegamos à pergunta: Quais tendências gastronômicas os consumidores esperam encontrar no delivery?

Infográfico GALUNION & iFood: tendências no delivery

Para responder à essa pergunta, nada melhor que os dados em si. Em parceria com o iFood, criamos o infográfico abaixo que você pode salvar ou dividir com a sua rede de contatos:

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Destacamos que duas tendências aparecem no topo e estatisticamente empatadas: “Alimentos Funcionais” e “Produtos Gostosos para Me Premiar ou Confortar”.

Em 3º lugar aparece “Produtos com Impacto mais Sustentável“. Em seguida, temos 4 tendências praticamente empatadas, e ainda assim com representatividade interessante, pois aproximadamente 30% dos consumidores esperam encontrá-las quando pedem alimentos e bebidas por delivery.

Sendo assim, fica a reflexão:

Como você harmoniza o gostoso com o funcional na sua oferta de delivery?
Tem pensado em como garantir um impacto mais sustentável dessa oferta?

Como comunica esses atributos da sua oferta a seus clientes?

Saiba mais sobre os temas delivery e tendências do foodservice no blog do iFood e para conferir o relatório detalhado da pesquisa de consumidores citada, ou de outros conteúdos GALUNION, acesse os links abaixo e faça o download!

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