GALUNION – Consultoria em Foodservice

6 tendências do setor de sorvetes para você se inspirar

Nathália Royo,
Especialista em inteligência de mercado na Galunion

Publicado em Agosto de 2021

Nos dias 7 e 8 de julho, a Galunion participou do CLASH Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados 2021, organizado pela ABIS – Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes, falando sobre o Mapa da Prosperidade.

Como base para os diversos casos de aplicação do Mapa da Prosperidade mostrados, apresentamos também tendências em alimentação do Galunion Food Trends Report 2021 e uma seleção de 6 tendências atuais do setor de sorvetes, que vamos apresentar em mais detalhes abaixo.

Better-for-you

“Better-for-you” é um novo conceito de saudável e saudabilidade, que se preocupa em garantir para o consumidor uma experiência positiva, que seja ao mesmo tempo boa para sua saúde, saborosa e indulgente.

Essa tendência aparece de diversas formas, muitas vezes como outras tendências derivadas, no uso de ingredientes que melhoram o sistema imunológico, produtos com menos açucar, melhores valores nutricionais, produtos com benefícios adicionais, uso de insumos naturais / artesanais, redução de calorias…entre outros.

Algumas marcas têm traduzido essa tendência como “bom e que traz felicidade”, incluindo também a preocupação com a saúde mental.

Sorvete da Halo Top (Estados Unidos),
com comunicação clara sobre calorias e indicando ser boa fonte de proteínas.
Imagem: @halotopcreamery

Sorvete da Ben & Jerry’s (Estados Unidos),
com comunicação clara sobre calorias.
Imagem: benjerry.com

Sem leite

Essa é uma tendência que não para de ganhar força e que aparece cada vez mais tanto nos sorvetes artesanais como nos industrializados.

Interessante notar que os produtos sem leite não são atrativos apenas para alérgicos ou intolerantes à substância, pois muitos consumidores percebem produtos feitos sem derivados de leite como mais saudáveis.

Sorvetes sem leite na Bacio di Latte (Brasil)
Foto: baciodilatte.com.br

Clean Label

Clean label significa que o produto usa poucos e conhecidos ingredientes, sem insumos artificiais que o consumidor não entenda.

Está muito ligada à tendência better-for-you, mencionada anteriormente, pois os produtos clean label costumam usar ingredientes naturais.

Algumas marcas têm deixado claro na embalagem a quantidade de ingredientes em cada produto, reforçando na sua comunicação com o consumidor o uso de ingredientes 100% naturais.

 Embalagem do sorvete de Menta com Chips de Chocolate da Pink Albatroz (Espanha),
que diz “Feito com ingredientes que você consegue desenhar”.
Fotos: pinkalbatross.com

Customização

Tendência global há algum tempo; parte experiência única, parte indulgência e parte alimentação personalizada para saúde e bem-estar.

O Galunion Food Trends Report 2021 mostra como a personalização de alimentos pode estar ligada à necessidade de comer melhor e de forma mais saudável, de acordo com o que faz bem para cada indivíduo.

Customização também é uma maneira de gerar maior indulgência, ao adicionar camadas, texturas, toppings e recheios.

Finalmente, o processo de customizar o produto é parte importante da experiência do consumidor, com grande potencial de criar diferenciação no mercado.

Criações customizáveis da Dona Nuvem, São Paulo
Foto: @donanuvemoficial

Combinações de sabores

Combinações inesperadas de sabores chamam a atenção do consumidor e podem trazer apelos diferentes, desde saudabilidade, passando por sofisticação até maior indulgência.

Especial destaque para combinações doce/salgado e cross-categoria, que aparecem com grande recorrência. Essa última, além de trazer uma experiência inusitada, agrega também à confiabilidade do produto, ao associar o mesmo a marcas reconhecidas pelo consumidor.

Sorvete com mistura de sabores de reconhecidos
produtos de varejo da Breyers (Estados Unidos)
Foto: breyers.com

Sabores Cerveja com Chocolate e Morango Balsâmico da Frida e Mina
(São Paulo, Brasil) como exemplos de cross-categoria e doce/salgado.
Foto: @fridaemina

Sabores globais

O uso de sabores e ingredientes globais tem sido uma forma diferente e inovadora de “viajar” nos tempos de pandemia; atraindo consumidores pela experiência e curiosidade.

Esta tendência está muitas vezes ligada à tendência de Combinação de Sabores, pois os ingredientes globais podem aparecem em formatos híbridos, cross-categoria ou fazer parte da combinação entre sabores doces e salgados.

Sorvete “Shroom of Doom” (Caramel-Chocolate-Shiitake) da Dipdipdip ice cream (Austin, TX, Estados Unidos),
que oferece sorvetes com ingredientes e sabores japoneses. Nesse exemplo, trabalhando também as combinações cross-categoria e doce/salgado. 
Fonte: facebook.com/dipdipdipicecream

 

Outros exemplos

Sorbet “Vegan Gin Punch” vegano, sem glúten, clean label,
de sabor cross-categoria com gin, da Van Leeuwen (Estados Unidos)
Foto: @vanleeuwenicecream

Sorvete “Goat Cheese with Red Cherries” sem glúten, clean label, de sabor cross-categoria com queijo
de cabra e cerejas vermelhas, da Jeni’s Splendid Ice Cream (Estados Unidos)
Foto: shop.jenis.com


Sorvete “Coffee cookie Crunch” com comunicação de calorias, carboidratos,
açucar e fibras na embalagem, de sabor cross-categoria com café e cookies, da Breyers (Estados Unidos)
Foto: breyers.com

 
Referências:
  1. Where next for ice cream? ‘Frozen treat brands will need to speak to indulgences differently’, Food navigator-usa.com, 02jun2021 (Where next for ice cream? ‘Frozen treat brands will need to speak to indulgences differently’ (foodnavigator-usa.com))
  2. Ice trends 2021, Yumda.com/em/News, 24fev2021
  3. New ice cream trends emerge but flavour stil king, Novotaste, 23mar2021
  4. “Flavor Mashups” crowned as Innova Market Insights’ Top Flavor Trend for 2021, CNS Media, 28abr2021
  5. Ice Cream Flavor Trends for 2021, Kerry Digest, 12abr2021
  6. Halo Top (halotop.com)
  7. Bacio di Latte (baciodilatte.com.br)
  8. Dona Nuvem (@donanuvemoficial)
  9. Dipdipdip ice cream (dipdipdip-icecream.com)
  10. Breyers (breyers.com)
  11. Pink Albatross (pinkalbatross.com)
  12. Van Leeuwen (vanleeuwenicecream.com)
  13. Jeni’s Splendid Ice Cream (jenis.com)
  14. Ben & Jerry’s (benjerry.com)