GALUNION – Consultoria em Foodservice

O Mapa da Prosperidade apresentado no CLASH 2021: a importância de trabalhar com dados e cuidar das pessoas

Nathália Royo,
Especialista em inteligência de mercado na Galunion

Publicado em Agosto de 2021

Nos dias 7 e 8 de julho, a ABIS – Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes realizou o CLASH Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados 2021, onde tive o prazer de participar representando a Galunion Consultoria para Foodservice.

O evento foi 100% em formato virtual, sendo dividido em 5 painéis com palestras de mais de 25 especialistas do setor e uma oficina interativa. Os temas abordados foram diversos, como consumo e tendências no pós-pandemia, novidades em ingredientes e processamento, agenda regulatória e autorregulação, a melhoria continua (novos tempos e novos desafios) e o relato de cinco histórias inspiradoras do setor (Sorvetes Nonna Lina, Sr. Sorvete, Sorvetes Rochinha, FIPAN, Fuê Gelateria e Escola de Gastronomia).

Minha participação foi no 1o painel do evento, cujo tema foi Cenários de Consumo Pós-Pandemia I Comportamento moldando estratégias, apresentando “O Mapa da Prosperidade no Food Service”.

O Mapa da Prosperidade é uma ferramenta criada pela Galunion para ajudar os negócios a atravessarem com sucesso este momento da pandemia, e que deve continuar sendo aplicada a longo prazo, devido à sua característica de implementação ágil de ajustes com base em análise de dados reais que devem ser retroalimentados constantemente.

O mapa tem como ponto de partida algo essencial para a tomada de decisões e identificação de oportunidades: DADOS!

Mas….quais dados?

Para criar uma experiência singular que fideliza o cliente, é necessário primeiro conhecer bem quem é o seu cliente (perfil, hábitos, necessidades, ocasiões de consumo) e entender as tendências que tanto refletem como influenciam o seu comportamento e decisão de compra.

Os dados do mercado onde seu negócio está inserido, tanto macro e micro, como os dados de performance do próprio negócio são também essenciais para entender seu cenário atual e poder então gerar ideias de ajustes consistentes de estratégia.

Uma vez que os ajustes de estratégia estejam definidos, é hora de partir para a ação, executando os mesmos com excelência e muita agilidade!

Além disso, dois pontos muito importantes do Mapa da Prosperidade são:

  1. Cuidar da base do mapa, de quem faz tudo isso acontecer: as PESSOAS! Ter seu time e seus parceiros engajados, alinhados, participativos e equipados com as ferramentas necessárias; e

 

  1. Manter o fluxo do mapa sempre ativo, atualizando os dados, retroalimentando o mapa com o feedback dos clientes, novos dados do negócio e do mercado e incluindo novas tendências para poder definir e executar novos ajustes nas estratégias.

 

Para concretizar esses conceitos, foram apresentados casos nacionais e internacionais que mostravam diferentes ajustes e estratégias desenvolvidos com base em dados, gerando resultados positivos.

Finalmente, para criar melhor embasamento para os casos mostrados, foram apresentadas também as tendências em alimentação do Galunion Food Trends Report 2021 e uma seleção de importantes tendências atuais do setor de sorvetes.

Acesse também “6 Tendências para o setor de sorvetes”!