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Como vender mais no delivery: 4 dicas práticas e essenciais

Não restam mais dúvidas de que esse modelo de negócio veio para ficar, mas você ainda pode estar se perguntando: “como vender mais no delivery e me diferenciar em meio a tanta concorrência…”. Acertei?

Se você quer virar o jogo e ganhar vantagem competitiva no negócio, fique até o final deste artigo, que a GALUNION preparou em parceria com o iFood, para conferir 4 dicas importantes!

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São Paulo (SP), setembro de 2022 – Sabemos que não é nada fácil aumentar suas vendas e se diferenciar com tantas opções disponíveis para o consumidor. O fato é que sem algumas estratégias direcionadas para o delivery, seu negócio pode não estar aproveitando todo o potencial e resultados que ele pode oferecer.

Então, separamos 4 dicas que podem alavancar seus resultados!

1. O seu cardápio é atrativo?

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Isso pode parecer irrelevante ou com pouca margem para mudanças, afinal “montar um cardápio é algo simples, basta listar tudo o que eu ofereço!”.

Sim, você deve listar o que seu restaurante oferece, mas nem sempre todas as ofertas do local físico farão sentido no seu cardápio do delivery ou estarão expostas da maneira mais atrativa.

Não podemos esquecer que, nesse tipo de operação, o primeiro contato – e talvez o único – que o cliente terá com o seu restaurante é através do menu. Assim, ele deve ser o mais objetivo possível e oferecer o que o cliente está procurando.

Mas então o que o consumidor está buscando no delivery atualmente?

  • Bom, a nossa última pesquisa com consumidores revelou que 37% desejam encontrar produtos gostosos para se premiarem ou confortarem e 38% esperam encontrar alimentos funcionais. (Você também pode conferir as demais tendências no nosso artigo Tendências gastronômicas mais esperadas pelo consumidor no delivery, também produzido em parceria com o iFood).

 

É claro que cada restaurante deve utilizar essa estratégia se fizer sentido para o seu negócio, mas esses dados podem ser um grande guia para a composição e descrição de um cardápio atrativo.

  • Além de uma oferta assertiva, é muito importante que ela seja clara. Por isso, capriche na descrição dos itens e cada detalhe do prato, como: ingredientes que compõem o produto (se tiver um molho, por exemplo, não apenas citar seu nome, mas especificar seus ingredientes principais), alergênicos, tamanho da porção e quantidade de pessoas que o prato serve.
  • Destaque os adjetivos que melhor evidenciam os produtos.

 

Aqui, nós separamos apenas algumas estratégias que podem tornar o seu cardápio mais atrativo, mas existem várias outras também importantes, como adotar um cardápio digital interativo – tema do nosso último post – ou então inserir fotos de qualidade, atrativas e realistas (para não comprometer a entrega em relação à expectativa). Para conferi-las, você pode acessar este post do blog do iFood e complementar seus estudos!

2. Incentive a compra de mais itens em uma única venda

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Quando falamos em vendas de produtos e em negócios de alimentação, é comum esbarrarmos no conceito de venda sugestiva, ou a chance de oferecer produtos que complementem a experiência do cliente a partir do seu pedido inicial. Um exemplo disso seria oferecer aquele pão de queijo de uma fornada que acabou de sair e que vai muito bem com o cafezinho que o cliente já pediu.

A seguir, trazemos algumas dicas práticas gerais de como implementar essa técnica e em quais canais de delivery elas podem funcionar melhor:

  • Pense nas combinações que harmonizam na sua oferta. No caso do iFood, aproveite essa ferramenta intuitiva e destaque aqueles produtos que possuem melhor harmonia com os produtos escolhidos pelo cliente. Inspirar os clientes com as nossas sugestões também é nosso papel;
  • Faça boas sugestões, mas não seja inconveniente, especialmente se tiver a possibilidade de responder ao seu cliente, como em um atendimento feito ou complementado por telefone ou mensagens;

 

Ao refletir sobre as combinações de produtos, você pode reposicionar as sugestões de vendas do seu negócio, considerando apostar em formas diferentes e mais efetivas de aumentar o seu faturamento com a venda de combos, possibilitando ao cliente perceber valor no momento de suas escolhas com a satisfação de um pedido completo.

E essa é a nossa próxima dica da lista:

3. Aposte em combos e ofertas

Os combos e ofertas são ótimos chamarizes para o consumidor, já que sempre “brilham” aos olhos. No entanto, essa estratégia deve ser muito bem calculada para não acabar gerando um efeito contrário para a imagem e a receita do seu restaurante.

  • Procure criar combos que aumentem o Ticket Médio e Margem Final.
  1. Faça o levantamento de quantos pedidos saem com bebida hoje (essas vendas tendem a ser menores no delivery do que no salão físico);
  2. Monte o combo com um desconto atrativo agregando 2 ou 3 itens (ex.: sanduíche + batata + refrigerante / snack + suco);
  3. Pelo desconto concedido, mensure quantos combos precisa vender para que tenha ao menos a mesma margem.
  4. Se fechar a conta, PROMOVA!
  • Na última pesquisa com consumidores de 2021, 4ª edição, 48% dos consumidores responderam que o tamanho ideal de uma oferta no delivery é para 2 pessoas e 27%, segundo lugar, responderam que o tamanho ideal é para 1 pessoa.
  • Ainda nessa pesquisa, perguntamos qual seria a composição ideal de um combo no delivery e a mais votada foi prato principal + sobremesa + bebida NÃO alcoólica (vindo, atrás da bebida, a opção de 2 acompanhamentos).

 

E para finalizar, a quarta dica pode gerar insights interessantes.

4. Fidelize o seu cliente

Na edição mais recente da pesquisa com consumidores, deste ano, vimos que a maioria dos consumidores, 71%, não participa de programas de fidelidade de bares, restaurantes, etc.

Mas o que poderia ser, então, o diferencial no seu programa de fidelidade? Isto é, além de fazer com que o cliente retorne, faça com que ele recomende seu estabelecimento. Nessa mesma pesquisa perguntamos exatamente isso e descobrimos que:

  • 48% gostariam de poder resgatar descontos em dinheiro (cash back); e
  • 46% gostariam de obter maior praticidade de acumular pontos e resgatar prêmios.

 

Uma prova de que essa estratégia realmente funciona, é que 73% dos consumidores que já participam desses programas resgataram recompensas ou voltaram ao local devido ao programa nos últimos 6 meses – considerando março deste ano.

Esperamos que, a partir deste artigo, você possa se diferenciar da concorrência através de um plano assertivo e que alavanque ainda mais suas vendas no delivery! Ah e para ainda mais dicas de como fazer isso da melhor maneira, acesse o blog do iFood e nossos outros materiais gratuitos GALUNION!

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