GALUNION – Consultoria em Foodservice

Por que investir no desenvolvimento de carreira dos seus colaboradores

Você, que é dono(a) de um restaurante, está valorizando e investindo no desenvolvimento de carreira dos seus colaboradores?

Atualmente, é quase impossível não falarmos sobre capacitação de pessoas, ainda mais em um contexto de tamanha transformação digital – e social – em nosso setor.

Se você quer entender o motivo, fique até o final deste artigo produzido pela GALUNION e em parceria com o iFood. Ao final, também indicamos onde você pode encontrar os melhores conteúdos para começar já a aplicar no seu restaurante!

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São Paulo (SP), outubro de 2022 – Para iniciar este artigo, é importante ilustrar o cenário atual do foodservice. Então, apresentamos a nossa Mandala de Tendências, do report GALUNION Food&Tech Trends 2022. Ela se divide em 4 grandes áreas de tendências do setor: ‘Modelos de Negócios’, ‘Oferta Culinária’, ‘Experiência e Hospitalidade’ e ‘E o Futuro?’.

Mas hoje, queremos focar apenas na área de Experiência e Hospitalidade:

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Nela, mostramos as tendências mais relevantes sobre esse assunto, ou seja, práticas que serão cada vez mais comuns em restaurantes daqui em diante, não só em benefício dos clientes, mas também dos colaboradores. Uma delas é justamente a valorização das equipes.

Nós a destacamos porque para que as outras tendências sejam bem aplicadas ao consumidor, é necessário cuidar de cada colaborador, afinal, uma equipe valorizada também valoriza seus clientes – e oferecer treinamentos é uma das formas de praticar esse cuidado!

Então, já sabemos que experiência e hospitalidade são essenciais para os negócios de hoje, tanto para clientes externos quanto internos. Elas geram conexões com a sua equipe, que criará conexões com o consumidor e, por sua vez, memória a longo prazo da sua marca.

Mas agora voltamos ao início do artigo: como a transformação digital se relaciona com o treinamento das equipes?

1. Transformação digital x capacitação de pessoas

Bom, segundo dados da McKinsey, cerca de 50% do tempo de trabalho em foodservice é feito em atividades físicas previsíveis. Dessas atividades, 73% têm potencial para automação; assim, com muitas tarefas sendo automatizadas, sobra mais tempo para os negócios se dedicarem à criatividade e hospitalidade. Ou seja: EXPERIÊNCIA oferecida.

Portanto, à medida que seu negócio implementa tarefas automatizadas, existem dois motivos para investir no treinamento da equipe:

  1. Proporcionar o aprendizado necessário para que ela entenda e saiba operar as tecnologias utilizadas.
  2. Uma vez que o tempo foi otimizado e é possível focar em experiência e hospitalidade, é preciso treinar essa equipe para melhorar o produto/serviço oferecido ao cliente.

E é claro que esses dois fatores são de extrema relevância para sua marca, afinal, seus esforços devem sim focar em encantar os consumidores para vender cada vez mais.

Porém, como dissemos, a área de Experiência e Hospitalidade da nossa mandala não é apenas sobre o consumidor, mas sobre PESSOAS. E como Simon Sinek, famoso autor e palestrante sobre liderança, já citou: “100% dos clientes são pessoas, 100% dos colaboradores são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”.

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Sendo esse o ponto central do artigo, trouxemos alguns dados para que você reflita:

  • De acordo com a última pesquisa com operadores (ANR, GALUNION e IFB) de agosto/2022, 89% dos operadores de foodservice têm dificuldade para contratar e reter trabalhadores.
  • Porém, 11% indicam que contratar e reter colaboradores é uma FORTALEZA da marca. E para as empresas que consideram isso uma fortaleza, os resultados são superiores: 78% fecharam o primeiro semestre com lucro, contra 61% das empresas que têm dificuldades em contratar e reter colaboradores.

Logo, a maior parte das empresas está sofrendo com a falta de pessoas qualificadas no mercado, além de não conseguir manter aqueles que já eram seus colaboradores, gerando grandes prejuízos.

No entanto, o jogo pode virar se esses negócios criarem incentivos e treinamentos para suas equipes, não só melhorando seus serviços, mas retendo diversos talentos também.

2. E quais seriam esses incentivos?

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Nessa mesma pesquisa, perguntamos o que os operadores, que possuem a área de retenção e contratação como uma fortaleza, têm feito para reter bons colaboradores em relação à benefícios e gestão:

  • Em primeiro lugar, responderam desenvolvimento da gestão com treinamentos internos e externos – e, em seguida, plano de carreira revigorado.

Já em relação a remuneração e modelos de trabalho, temos:

  • Mudanças no formato de remuneração com introdução de variável e aumento de salário, como ações mais aplicadas, e premiações a partir de metas atingidas, em seguida.

3. Mas como posso começar a aplicar essas práticas na minha empresa?

Sabendo de tudo isso, é muito importante entender que uma liderança com foco em desenvolvimento humano se preocupa em desenvolver habilidades e talentos, estimular o crescimento constante e oferecer as ferramentas necessárias para que cada colaborador seja capaz de evoluir e se sentir acolhido.

Colocando as pessoas em primeiro lugar, seu negócio terá muito mais valor – e de dentro para fora!

É pensando nisso que o iFood criou o iFood Decola, uma plataforma de conhecimento que surgiu em 2021! A partir de um entendimento da educação como fator de transformação, a plataforma foi desenhada colaborativamente com especialistas no mercado de alimentação e delivery para ofertar cursos rápidos e gratuitos aos parceiros – com o compromisso de capacitar 5 milhões de pessoas!

Para saber mais sobre o programa do iFood Decola, é só acessar a página! Mas já adiantamos aqui mesmo 6 cursos online e gratuitos da plataforma com certificado para imprimir:

  • Curso de manipulação de alimentos
  • Curso de garçom e curso de copeira
  • Curso de memorização
  • Curso de ficha técnica de alimentos
  • Curso de gestão de tempo
  • Curso de rotulagem de alimentos

Ficou interessado(a)? Saiba mais sobre eles clicando aqui!

Agora, queremos saber: quando você vai começar?!

Com todas essas dicas ficou ainda mais fácil colocar em prática. Mas se ainda quiser aprofundar seus conhecimentos, acesse também outros materiais gratuitos GALUNION e o blog iFood para Parceiros!

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Report Food&Tech Trends 2022 – Mandala de Tendências: confira as tendências mais atuais do foodservice!
Veja o webinar de resultados da última pesquisa Alimentação Hoje: A Visão dos Operadores de Estabelecimentos de Foodservice – ago/2022!